Eixo 3 – Afeto


Como bem nos disse Conceição Evaristo “É tempo de formar novos quilombos, em qualquer lugar que estejamos”. E é este o espírito dos Painéis Aquilombar, forjar espaços, ainda que momentâneos, onde pessoas negras possam discutir temas que lhes são relevantes, sem reforçar as dores, mas revisitando a história e o presente para projetar o futuro.

Os painéis serão divididos em 3 eixos: Diáspora, Resiliência e Afeto. Neste 3º Eixo, Afeto, nos dias 19, 21 e 21/07, queremos ir para além das dores, porque não há de se imaginar uma sociedade plenamente justa sem o direito ao afeto. Não há de se conceber humanidade sem que sejamos capazes de, individual e coletivamente, nos afetar com o que atinge outras pessoas. Por isso o afeto e como ele nos toca, em sua dimensão individual e coletiva, nortearão os nossos debates neste eixo.

19/07 – A arte que nos acolhe e liberta:

o papel da arte na significação e afirmação da afetividade negra.

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Flor Furacão, Sol Montes e Odrus

20/07 – Levanta mina, olha pra cima:

Mulheres negras, afeto e sua autoestima.

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Realleza e Tainá Cary

21/07 – Negra é a raiz da liberdade:

A valorização da população negra é o futuro do Brasil

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Ilka Teodoro e Mara Karina

Os Painéis serão realizados das 19h às 21h no COPA Network, que fica na 305 Norte, Bloco C e as inscrições para participação no evento são gratuitas. As vagas são limitadas e o acesso está sujeito à lotação do espaço. O Afro em Movimento é uma realização do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, com fomento da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Pular para o conteúdo