Eixo 2 – Resiliência


Como bem nos disse Conceição Evaristo “É tempo de formar novos quilombos, em qualquer lugar que estejamos”. E é este o espírito dos Painéis Aquilombar, forjar espaços, ainda que momentâneos, onde pessoas negras possam discutir temas que lhes são relevantes, sem reforçar as dores, mas revisitando a história e o presente para projetar o futuro.

Os painéis serão divididos em 3 eixos: Diáspora, Resiliência e Afeto. Neste 2º Eixo, Resiliência, nos dias 12, 13 e 14/07, vamos debater (sobre)vivências e estratégias utilizadas pela população negra para viver em um país onde o racismo está instalado no cerne da sociedade.

12/07 – Gingando para (r)e(s)(x)istir:

Estratégias de sobrevivência da população negra no Brasil.

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Keilla Vila Flor Santos e Otávio Damichel

13/07 – Preto correndo não é ladrão:

Segurança pública, justiça e racismo institucional.

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Deise Benedito e Fábio Francisco Esteves

14/07 – Dinheiro é coisa de preto:

O papel do dinheiro na emancipação das pessoas negras no Brasil.

Mediação: Wemmia Santos
Painelistas: Diego Reis e Adriana Ribeiro

Os Painéis serão realizados das 19h às 21h no COPA Network, que fica na 305 Norte, Bloco C e as inscrições para participação no evento são gratuitas. As vagas são limitadas e o acesso está sujeito à lotação do espaço. O Afro em Movimento é uma realização do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, com fomento da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Pular para o conteúdo